17 abril 2017

CANJIQUINHA COM COGUMELOS


canjiquinha, quirera de milho ou péla égua, típica do estado de Minas Gerais, é o milho triturado grosseiramente até se esfarelar (a ponto de não passar por uma peneira). 
Deixado de molho ou escaldadado em água fervente, depois cozido com carne de porco (costelinha) e outros temperos caseiros é receita apreciada. Há ainda variações feitas com carne bovina, frango ou linguiça. 
E já que podemos variar porque não uma Canjiquinha com sabores silvestres de cogumelos? E não é que ficou uma delícia!!!
O preparo da canjiquinha exige que ela fique de molho de véspera ou por algumas horas. Mas tem um jeito rápido para que sua hidratação seja completa e eficiente:
_Coloque 1 litro de água fervendo (pode ser com um pouco de sal, para já ir temperando) em 500g de canjiquinha, misture, tampe e deixe por uns 10 a 15 minutos mexendo de vez em quando.
Enquanto isso faça o sabor desejado, costelinha, frango ou outro. O nosso hoje será de cogumelos. Use os de sua preferência.
200g de cogumelos desidratados: funghi, shitake, shimeji
500g de canjiquinha
1 litro de água fervente
2 tabletes de caldo de cogumelos porcini (este eu trouxe da Itália) se não encontrar utilize caldo de legumes ou pode ser o seu tempero caseiro.
2 colheres (sopa) de manteiga, azeite ou óleo
1 cebola grande cortada em pétalas finas
4 dentes de alho ralado ou socado
1 tomate grande maduro sem sementes picadinho
1 pimentão verde sem sementes picadinho
2 cenouras médias descascadas e picada em cubinhos
Cheiro verde picado a gosto
1 pimenta de cheiro sem sementes picadinha
Ervas para saborizar, use 1 pitada: curry, pimenta calabresa, páprica doce, 1 folha de louro
Sal o necessário 
PREPARO
Ferva a água com o caldo de cogumelo porcini ou de legumes ou seu tempero. Coloque os cogumelos e a canjiquinha para hidratar. Desligue o fogo, misture e tampe. Abra e mexa de vez em quando por uns 15 a 20 minutos ou até hidratar completamente.
Enquanto isso faça um refogado com a manteiga, a cebola e o alho. Deixe perfumar o ambiente com seus cheiros. Acrescente o tomate, pimentão e a cenoura. Tampe a panela e abafe por 5 minutos em fogo baixo. 
Despeje a canjiquinha e os cogumelos hidratados, misture e vá colocando água o necessário e aos poucos para cozinhar e tomar forma de caldo. Junte a pimenta e o cheiro verde, misture e prove temperando a seu gosto com sal se for necessário e as ervas e especiarias para saborizar.
Nota: aromatizei também com um galhinho de alecrim.
Sirva quente polvilhando mais cheiro verde.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...