08 agosto 2011

CARNE DE SOL COM MANDIOCA FRITA NA MANTEIGA DE GARRAFA

CONTINUANDO......APERITIVOS DE FIM DE SEMANA 
APERITIVOS DE BOTECO.....
A carne de sol do Norte de Minas Gerais é famosa no Brasil e no mundo. Muitas pessoas lembram da nossa gastronomia com fixação nesta iguaria.
O lagarto, chã de fora, chã de dentro, contra filé, alcatra, maminha, picanha, dentre outros cortes se transformam em carne de sol onde os mais variados pratos e formas de preparo vão formando a gastronomia destas terras.
 E como não poderia deixar de marcar presença, sua alteza 
"a mandioca" faz parceria constante ao lado da carne de sol.

1 kg de carne de sol (escolha seu corte preferido) cortado em cubos (use uma carne mais fresca. Se for salgada, retire o sal deixando em água e trocando quantas vezes forem necessárias)
1/2 xícara (chá) de óleo
1 cebola grande cortada em rodelas finas
2 dentes de alho picadinhos
MANTEIGA DE GARRAFA
PARA A MANDIOCA
500g de mandioca cortada em cubos, cozida em água e um pouco de sal
manteiga de garrafa a gosto para passar a mandioca
cheiro verde picado a gosto para polvilhar
PREPARO
Aqueça o óleo coloque a carne para fritar. Mexa de vez em quando para fritar por igual. Enquanto isso aqueça a manteiga de garrafa e passe a mandioca, só grelhar ou pode deixar fritar até o ponto desejado. Coloque a cebola e o alho na carne para dourar um pouco. Retire a carne e a mandioca, arrume em uma travessa sobre folhas de alface e com rodelas de tomate ao redor.

3 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Bernardete,
Adoro este prato, lamento não conhecer a de Minas Gerais.
"Interessante é que apesar do nome 'carne-de-sol', ela é deixada em locais cobertos e bem ventilados, permitindo uma secagem gradual e controlada, assim o antigo nome 'carne-de-vento' seria mais fiel ao produto que o nome carne-de-sol.
Abraço.

Bernadete Guimarães disse...

E ainda completo o comentário: eu chamo de carne de sal. Rsss...rsss

Unknown disse...

O nome correto seria carne de sereno,pq não pode pegar sol em hipótese alguma. Tem que deixar no sereno por no mínimo três noites,durante o dia deixar na geladeira uai.

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...