07 maio 2014

ENGROSSADO DE FRANGO COM MILHO

Engrossado de frango com milho. Aqui no Norte de Minas Gerais Engrossado, Quenga, Frango com milho...E ainda colocamos pequi!!! Iniciando o inverno é uma delícia e aquecedor.
1 frango inteiro cortado a passarinho
1 cebola grande picada
4 dentes de alho socados
1 pitada de açafrão
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de corante (coloral, urucum)
4 espigas de milho verde cortadas e batidas no liquidificador com 400 ml de leite
1 colher (sopa) de caldo de galinha em pó ou 1 tablete
sal a gosto
2 espigas de milho cortadas em rodelas
12 pequis (opcional) 
Cheiro verde cortado a gosto
PREPARO
Depois de limpo e cortado o frango coloque em uma panela grande e grossa (pois precisa de um cozimento lento e maior, pode grudar no fundo). Leve ao fogo médio.Tampar e refogar por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando, o frango começa a fritar. Abra um espaço puxando o frango para um lado da panela e refogue o alho, depois a cebola. Misture ao frango. 
Acrescente o açafrão, a pimenta-do-reino e o corante (coloral, urucum). Mexa para agregar a todos os pedaços do frango. Acrescente o pequi, as espigas de milho cortadas em rodelas, o caldo de galinha ou sal. Despeje água que cubra até cozinhar o frango, o pequi e o milho até ficarem muito macios.
Despeje ao poucos o milho batido e coado mexendo sem parar. Coloque a quantidade de milho batido até chegar ao ponto desejado. Um creme mais grosso ou não. Polvilhe o cheiro verde cortado a gosto. Na hora de servir coloque cheiro verde e pimentas frescas ao lado.
DICAS DA CHEF
Você pode fazer este prato sem o pequi. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...