11 julho 2011

A DIFERENÇA ENTRE VERDURAS, LEGUMES E HORTALIÇAS?


QUAL A DIFERENÇA ENTRE VERDURAS, LEGUMES E HORTALIÇAS?

VERDURAS: São as hortaliças verdes, folhudas: alface, couve, espinafre, agrião. Sementes(ervilha, milho verde, vagem).
LEGUMES: São as demais: cenoura, rabanete, nabo, cebola, etc.
HORTALIÇAS: São assim genericamente denominadas as verduras, os tubérculos, as raízes e as leguminosas, isto é, aqueles que são cultivados em hortas.


QUAIS SÃO OS TIPOS DE HORTALIÇAS

Flor: alcachofra, brócolis e couve-flor;
Fruto: abóbora, berinjela, chuchu, ervilha em grão, jiló, maxixe, moranga, pimentão, pepino, quiabo e tomate;
Legume: ervilha e feijão-vagem;
Raiz: batata-doce, beterraba, cenoura, mandioquinha, mandioca, nabo e rabanete;
Tubérculo: batata, cará e inhame;
Bulbo: cebola, alho poró, alho;
Haste: aspargo.

QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA NA ALIMENTAÇÃO?


Devido à composição variada de cada grupo, contendo proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, gordura, carboidratos, vitaminas, sais minerais e água, enfim, tudo que o nosso organismo precisa para viver bem, daí o grande número de pessoas que, através do tempo, tem se alimentado, exclusivamente de vegetais – são os chamados vegetarianos.

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER AO CONSUMIR VERDURAS CRUAS?

1 - Antes de usar, lavar bastante em água corrente;
2 - Deixar de molho, durante 20 minutos numa vasilha com água filtrada ou fervida (1 litro), misturada com água sanitária (uma colher das de sopa);
3 - Enxaguar bastante, usando água filtrada ou fervida.

DICA DA CHEF: Se não quiser usar água sanitária, há a alternativa de produtos próprios, encontrados no setor de verduras dos supermercados, em forma de pastilha ou mesmo líquido, bastando seguir as instruções impressas no frasco.


Cada verdura tem seu ponto de cozimento correto. O importante para manter a textura, cor e sabor dos alimentos é atenção no momento de cozinhar.
_Descasque os legumes e corte-os em pedaços regulares para que cozinhem no mesmo tempo. Cozinhe com um mínimo de água sem sal. O sal deve ser acrescentado depois que o legume estiver cozido, salvo alguma indicação na receita.
_Para manter a cor natural das verduras cozinhe-as em água fervente e, assim que estiverem no ponto, transfira para uma tigela com água e gelo, ou simplesmente passe em água corrente. Chamamos isso de branquear e o choque térmico ajuda a manter a cor natural. Exemplo: brócolis e vagens.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...