01 junho 2011

VACA ATOLADA


A Vaca atolada é um prato típico da comida caipira, tem como principais ingredientes costela bovina e mandioca, popular em Minas Gerais e outras regiões do Brasil.
Pode ser preparada com acém, músculo ou fraldinha. Enriquecida com bacon ou linguiça calabresa fica ainda mais gostosa. Experimentei uma de batata baroa (cenoura amarela) achei deliciosa. A vaca atolada, faz parte da nossa cozinha mineira durante todo o ano, mas a sua presença no frio, nas festas de junho a agosto é o seu auge. Servida em canecas, pratos ou tigelinhas, bem quente com muito cheiro verde picado, pimenta para quem gosta, aquece o estomâgo, o corpo e alma.

1kg de costela de boi, fraldinha, músculo ou acém limpos e cortados em pedaços
4 dentes de alho socados
1 cebola grande picada
Coloque a carne em uma panela de pressão sem óleo. Refogue até que mude a cor da carne, ela começa a fritar, afaste os pedaços e frite o alho e a cebola. Acrescente:
3 tomates maduros sem sementes picados
1 pimentão verde picado
Coloque corante a gosto, 12 bolinhas coentro caroço verde socado. Cubra com água, adicione:
1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços
2 tabletes de caldo de carne ou de bacon
Tampe a panela na pressão e cozinhe por uns 30 a 40 minutos. A carne e mandioca cozinham até quase derreter. Deixe acabar a pressão, retire a mandioca com um pouco do caldo e alguns pedaços de carne. Deixe esfriar. Bata no liquidificador. Reserve. Desfie a carne da panela com um garfo ou com as mãos. Despeje a mandioca batida sobre a carne. Ligue o fogo novamente, prove os temperos, tempere a seu gosto, coloque cheiro verde e deixe ferver até formar um creme grosso.
Neste momento se quiser acrescente bacon frito e linguiça calabresa fina. Ferver até apurar os sabores.
Sirva bem quente em canecas,tigelinhas ou pratos.

Um comentário:

Bernadete Guimarães disse...

Amiga. Suas receitas são espetaculares. Felizes quem segue a risca suas valiosas dicas e receitas. Recetemente fizemos a receita da sua Vaca Atolada, servida no niver da minha esposa foi um sucesso!!!
Abraços, Guilherme Peixoto

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...