15 junho 2011

BOLO DE FARINHA DE MILHO

Os costumes mudaram. As famílias, os encontros, nós mudamos. O dia-a-dia com trabalho, compromissos obrigações, fez mudanças na vida e nos costumes de muita gente. Hoje não vamos mais à "casa de mãe". Hoje "visitamos mãe". E que delícia!!. 
Ganhamos colo, bom papo, carinho... E lá pelo meio da tarde, ainda conversando sai aquela novidade, a receita "roubada" pela tia com muito carinho, muito jeito e depois de muitas tentativas de uma quitandeira que a escondia a 7 chaves. Mas como não passar adiante "tesouros roubados"? E concorda comigo que a maioria destes tesouros que preparamos hoje são exatamente as receitas que passam de um para o outro dentro do círculo fechado da família, depois para um (uma) amiga, que promete por tudo que não passará adiante: "estas são as mais divulgadas".
Será que faz parte deste universo mágico da cozinha ter segredos que deixam seu significado, para se tornar o sucesso de sabores de língua em língua? Adorei a visita, adorei o bolo, adorei a receita passada de bom grado e claro, com permissão, concordando que devia sim passar adiante. Afinal devemos sempre ouvir nossa mãe, concorda?

250g de farinha de milho de milho
250ml de leite
200g de queijo minas curado (mãe usou um queijo minas fresco, se quiser utilize-o um pouco curado, vai dar mais sabor. O dela ficou bem molhadinho, acredito que foi devido ao queijo mais fresco.)
200g de coco ralado
150ml de óleo
250g de açucar
6 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó quimico

PREPARO
Bata por 1 minuto no liquidificador todos os ingredientes, exceto a farinha de milho e o fermento em pó químico.
Adicione a farinha de milho e o fermento. Bata um pouco mais. Unte uma forma com margarina e polvilhe farinha de trigo.
Despeje a massa batida no liquidificador.
Leve para assar em forno pre aquecido 
ou forma que asse na chama do gás.
Assar até que enfiando um garfo, este 
saia seco e limpo. Deixe corar em fogo baixo.
Fica um bolo mais cremoso e é muito macio.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...